Linha do tempo

1972

Em 1972 o Sr. Silvio D’Agnoluzzo chegou ao Pará e montou uma serraria no km Zero, onde hoje está localizado o município de Dom Eliseu. Dez anos depois, em 1982, montou, junto ao Sr. Vitório Sufredini Neto, a Laminadora Rio Concrem, o que daria início ao Grupo Concrem. Um ano depois, se associaram ao Grupo os senhores Silvano e Adriano D’Agnoluzzo, dando início a Laminadora Paragominas, no município de Paragominas, também no estado do Pará. Na época, quando o mercado de lâminas estava aquecido, se trabalhava em dois turnos, atingindo produção de, aproximadamente, 5.000m³ de lâminas por mês.

1989

Em 1989, foi construída a Floraplac Industrial, primeira Fábrica de Compensado do Grupo em Paragominas. Nos próximos anos, com os ótimos resultados obtidos, foi inaugurada a Rio Concrem Industrial em Dom Eliseu, também com foco em compensado. Com o tempo a produtividade aumentou e a matéria-prima das matas nativas oriundas de projeto de manejo passou a não ser mais suficiente. Por isso, foi introduzido o plantio florestal.

1993

Em 1993, o Grupo Concrem deu início ao plantio de Paricá (Schizolobium amazonicum), espécie nativa da Amazônia, em Dom Eliseu. A área, pertencente a empresa Rio Concrem, era de 120 hectares. Já no ano seguinte, no município de Paragominas, a área plantada foi de 250 hectares. Desde então, o reflorestamento se tornou o maior investimento do grupo, passando a plantar eucalipto.

2000

No ano de 2000 nasceu a Expama – Exportadora Paragominas de Madeira, que visa o setor de piso de madeira. A empresa produzia pisos de madeira com alto padrão de qualidade, sendo referência no ramo. Atualmente, a Expama foca seus esforços na produção de Molduras, comportando mais de 50 padrões em sua cartela e com foco no mercado americano.

2002

Em 2002, as árvores já apresentavam as características das madeiras tradicionais da indústria de compensados, mas o diâmetro era muito menor, de 12 a 30 cm, e não tinham produtividade nas máquinas existentes. A solução, então, seria esperar mais alguns anos para que o diâmetro aumentasse ou surgissem máquinas adequadas. Diante de tal necessidade, o Sr. Silvio D’Agnoluzzo, fundador do Grupo, desenvolveu um torno desfolhador que viabilizou a produção de lâminas para compensados e começou um novo ciclo na região.

2010

Em 2010 começou uma nova fase para o Grupo Concrem, com a produção de MDF e a fundação da Floraplac MDF, onde sua produção se tornou matéria-prima para as empresas do Grupo.

2015

Em 2015, ocorreu um fator ímpar para a Floraplac, onde iniciou as atividades da termoelétrica da empresa, que abastece todos os processos produtivos da fábrica.

2017

Em 2017 a Floraplac expandiu sua capacidade produtiva dando início à nova linha de produção de MDF, Dieffenbacher. Ela possui o mais alto padrão de qualidade da tecnologia alemã, sendo a principal fornecedora produtiva da Floraplac atualmente.

Política de privacidade

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência. Ao clicar em "Concordo", você estará concordando com nossa política de utilização. Clique aqui para ler nossa política de privacidade.