Casacor Ceará: espaços criativos e cheios de personalidade com Flora

A Flora é apoiadora da Casacor Ceará 2025 e está em 8 ambientes assinados por grandes profissionais de arquitetura e design de interiores

07/10/2025

O Lançamento Nogueira Açaí tem sido o queridinho dos arquitetos e designers de interiores nas mostras de decoração: Casacor. No Ceará não é diferente. O produto foi a escolha para 4 ambientes e se destaca com o seu tom escuro. Além do Nogueira Açaí, o MDF Manga Rosa também se sobresai, presente em 3 ambientes.

Em 2025, a CASACOR Ceará volta à Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, ocupando 5 mil m2 de área — sendo 2 mil m2 de área construída — para apresentar novas leituras do terreno e experiências que conectam bioarquitetura, sustentabilidade e afeto sob o tema “Semear Sonhos”. Em 34 ambientes assinados por 41 profissionais, a mostra traduz o morar contemporâneo com soluções funcionais, materiais responsáveis e uma estética que valoriza memórias e inovação.

Conheça os ambientes com MDFs Flora

 

Amanda Rodrigues Arquiteta

Produto: Convés, Carbon, Branco e Preto

O ambiente nasceu do encontro entre o sonho pessoal e a vontade de criar algo que acolhesse, revelasse e emocionasse. O "ramo" representa a vegetação inserida com naturalidade e equilíbrio. É símbolo do sonho que se ramificou, um desejo que partiu da raiz do afeto e se espalhou com força e delicadeza. O "reflexo" revela a luz quente que desenha sombras suaves e destaca texturas com ternura. Está nas superfícies que brilham sutilmente, nos vidros e metais. A cristaleira iluminada resgata memórias, as estantes contam histórias silenciosas e a mesa é o ponto de encontro onde tudo se conecta. O espaço é sobre semear com propósito, crescer com autenticidade e refletir com verdade. 

Paloma Estrela

Produtos: Nogueira Açaí e Viena

 

Inspirado no pensamento e no lindo trabalho da Fina Casa, o ambiente resgata a essência de uma residência que dialoga com o espaço ao seu redor. As linhas retas e a curva reinterpretam a forma da antiga casa com muro em pedra, e os arcos “conversam”. A fachada foi pensada como uma experiência em si. A paginação relembra o trançado das peças de Espedito Seleiro, enquanto a marquise de uma água faz referência aos telhados cerâmicos tradicionais. No interior, as cores mais fechadas promovem o intimismo. A estante marca o pé-direito alto da casa, enquanto o mix de mesas sugere herança familiar. O sofá envolve como um abraço, o louceiro expõe memórias e o mármore escuro se impõe como elemento de solidez. Do lado de fora, o espaço de convivência convida ao encontro. O piso drenante em tons avermelhados remete à terra cearense e as peças decorativas de artistas locais incorporam memória e cultura como camadas vivas.

Brenda Rolim

Produtos: Nogueira Açai, Magma, Solar, Manga Rosa e Carvalho Guaraná

O ambiente, projeto do Estúdio do Bem, é um refúgio contemporâneo que convida à leveza, à contemplação e à conexão com o essencial. Inspirado pela fluidez do vento e pela energia do clima tropical, propõe um morar sensível e inteligente, onde arquitetura metálica, natureza, memória e design brasileiro se entrelaçam. A atmosfera é acolhedora e sofisticada, com materialidade elegante desde o piso, que traz a composição fluida entre ladrilhos hidráulicos artesanais e madeira natural reflorestada. A marcenaria é versátil, com todos os eletrodomésticos invisíveis embutidos, com escolha de acabamentos e cores inspiradas na nossa natureza exuberante. O mobiliário é resultado de uma cuidadosa curadoria de design original brasileiro. O loft é a tradução do morar contemporâneo industrializado e universal, mas com narrativa sensível e sintonizada com o clima, o lugar e os afetos. 

Victo Alves Braga

Produtos: Sereno e Manga Rosa

O arquiteto apresenta o ambiente com uma homenagem direta ao mestre Espedito Seleiro, ícone do artesanato cearense. Mais do que um espaço comercial, a loja CeArt se transforma em território de memória e encantamento, onde tradição e contemporaneidade dialogam em cores, formas e materiais que traduzem a essência do mestre do couro. Inspirado nos arabescos, nas tonalidades vibrantes e nas técnicas ancestrais, o projeto convida a sentir, admirar e refletir sobre o valor da arte regional. Reunindo peças de diversas regiões do Ceará, o ambiente reafirma o compromisso com a valorização cultural e a geração de oportunidades para artesãos locais. Um espaço que semeia ideias, preserva raízes e projeta futuros, mantendo viva a herança criativa de Espedito Seleiro e de tantos outros nomes do artesanato que ajudam a construir a história do nosso Ceará. 

Tìcci Sánford

Produto: Nogueira Açaí

  

O trabalho de fortalecimento e desenvolvimento da nossa cultura e economia realizado pelo Sebrae e a inspiração nas antigas bodegas que marcaram infâncias e histórias cearenses, fazem com que o espaço surja elegante e sensorial, sem perder o calor afetivo. A tradição ganha sofisticação, não por vaidade, mas por respeito aos produtos de excelência apresentados, entre eles cachaças artesanais de Viçosa do Ceará, meles raros, petiscos e produtos locais produzidos na Serra da Ibiapaba. Mas não é só o conteúdo que importa — o contorno também carrega propósito. Toda a estrutura foi criada com materiais metálicos reaproveitados, proporcionando beleza e sustentabilidade. O mobiliário e os acabamentos são quase integralmente assinados por fornecedores cearenses, reafirmando o compromisso com a economia local, o design de origem e o futuro do planeta. Sob a sombra de uma mangueira exuberante, cercada por paginações criativas e texturas que evocam a memória sensorial do Nordeste, o ambiente é um convite a sentar, provar, lembrar e celebrar tudo aquilo que é nosso. 

Ana Virginia Furlani

Produtos: Manga Rosa, Magma, Safira e Carvalho Guaraná

O projeto do Restaurante Escola Senac Mayú teve como inspiração a região do Cariri. O ponto de partida foi a fauna e a flora da Chapada do Araripe, com sua exuberância e singularidade. A paleta de cores foi pensada para dialogar com a natureza da região, com tons de azul, terracota, vermelhos e rosas, criando uma espécie de mimetismo com animais e plantas nativas. O mobiliário foi pensando para transformar a experiência do comensal em um momento único e completo, com todos os tecidos, estampas e texturas escolhidas para dividir o palco com o grande protagonista – a cozinha impecável do Mayú. Além do restaurante, este ano contaremos com a livraria do Senac, dividindo o mesmo espaço e confirmado que a boa leitura e a boa gastronomia se completam. 

Gustavo Augusto

Produtos: Nogueira Açai

 

A trajetória de encanto, sabor e refinamento da Le Pain Le Café, que tem como café oficial o Santa Clara, faz do ambiente um convite a uma jornada sensorial, onde a paixão pelo café se encontra com um profundo respeito pela sustentabilidade e identidade cultural local. Estruturas metálicas e cobertas, antes descartadas, foram ressignificadas. As mesas, criadas a partir de chapas de pedras de edições anteriores da mostra, foram transformadas em peças que celebram a memória do evento. A bancada principal é um painel feito de cápsulas de café recicladas, um tributo à economia circular e à paixão pela bebida, com um olhar atento às raízes cearenses. O mobiliário e os objetos, compostos por peças de designers e artesãos locais, criam uma atmosfera autêntica e acolhedora. Peças de arte foram criadas pelas mãos de Andréa Dall’Olio reutilizando sobras de materiais de produção das embalagens de café. O resultado é um santuário de reconexão, onde o aroma do café, a solidez da pedra e o calor da arte local se unem para oferecer uma experiência memorável.

 

A mostra está aberta ao público até dia 30 de novembro. Aproveite para conhecer os ambientes com Flora.

Compartilhar:

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades Flora.

Política de privacidade

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência. Ao clicar em "Concordo", você estará concordando com nossa política de utilização. Leia nossa política de privacidade